top of page
  • agenciawowpoc

Afinal, você sabe o que é o Halloween?



Chega essa época do ano e começamos a receber convites para festas à fantasia, alguns lugares se transformam com decorações, abóboras, bruxas e fantasmas se tornam mais frequentes nas redes sociais. Tudo isso devido ao Halloween ou Dia das Bruxas, como preferir chamar. No Brasil sabemos que não é uma data muito comemorada, e inclusive gera uma certa polêmica por conta de sua origem pagã, mas que é conhecida mundialmente, celebrada em diversos países e a cada ano atinge mais adeptos de seus costumes.


A comemoração se originou de um festival pagão chamado Samhain (pronuncia-se sou-ein), que marcava o início do inverno e o ano novo celta. O festival durava do dia 31 de outubro a 2 de novembro geralmente - época em que, pelo fato de o sol estar no ponto mais baixo do horizonte, os celtas acreditavam ser o maior contato do mundo material com o espiritual e em que seus ancestrais e pessoas já falecidas voltavam para visitar suas famílias ou, alguns espíritos não tão bons assim, para pregar peças.


A partir da história, é possível, então, entender muitos dos símbolos que representam a data até hoje. As cores laranja e preto representam as folhas secas do outono e os dias mais escuros dessa época do ano nos países ao norte do globo. A fogueira era usada na queima do joio em Samhain, ao fim da colheita, como símbolo do rumo a ser seguido pelas almas. Os celtas se vestiam de fantasmas para que fossem confundidos com espíritos para que esses não os incomodassem, dando origem às fantasias de Halloween. Os doces de trick or treat iniciaram quando crianças iam de casa em casa cantando rimas ou orando para as almas dos mortos e, em troca, recebiam bolos de boa sorte representando o espírito de uma alma libertada, além do fato de serem também oferecidos doces aos espíritos com o intuito de apaziguá-los.


Muitos citam a história de Jack O`Lantern - um homem que morreu e ficou vagando pela terra com uma lanterna feita de nabo para iluminar seu caminho – como o motivo de esculpirem abóboras. Estas foram introduzidas ao evento somente nos Estados Unidos, com a chegada dos colonizadores irlandeses no século XIX – que esculpiam em nabos, como a lanterna de Jack, mas que adotaram a abóbora devido a facilidade de encontrá-la na América e a seu tamanho melhor de ser escavada e esculpida.


Várias são as histórias e surgem de diversas culturas e crenças. Inclusive o nome Halloween vem de Hallows` Eve, ou seja, Véspera do Dia de Todos os Santos – nome dado pelo Papa Gregório terceiro, no século VIII, na tentativa de cristianizar o Samhain, que passou a ser chamado de Dia das Bruxas na Idade Média por conta da Igreja condenar o evento e quem o celebrava. Celebrar ou não a data fica a gosto e critério de cada um. Para aqueles que são adeptos, desejamos um ótimo Dia das Bruxas cheio de doces, travessuras e, principalmente, diversão!


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
_01 logos wowpoc.png
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
Tv. Dona Paulo, 13
Higienópolis - São Paulo - SP
+55 (11) 93424 0543
Todos os direitos reservados à
WOWPOC! IMAGEM & CONTEÚDO DIGITAL LTDA.
CNPJ 38.615.165/0001-40
Siga a gente:


 
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
bottom of page